Centro de Ajuda
Centro de AjudaLoja onlineGestão básica da loja

Gestão básica da loja

Esse artigo serve de guia pela administração básica da sua loja virtual para que seja capaz de administrar pedidos, registrar domínios, baixar dados dos formulários preenchidos, ver estatísticas de visitas do site, ou ativar serviços Premium, necessários para um bom funcionamento da loja. Após fazer login na sua conta Webnode, clique na sua loja virtual. No passo seguinte, poderá ver o painel de navegação da sua loja. 

1. Editando site

Você pode editar sua loja clicando no botão Comece a editar ou na figura do site. Clicando no endereço do site que se encontra embaixo do nome que deu à sua loja, será redirecionado para a versão pública do seu site. 

2. Visão geral rápida no painel direito para uma melhor navegação 

  • Pacote Premium – mostra qual pacote é ativo no site ou possibilidade de uma compra ou upgrade para pacote superior. O plano Premium irá proporcionar-lhe a possibilidade de processar pedidos recebidos, bem como mais opções e recursos para a sua loja virtual. Poderá criar variantes de produtos ou descontos, editar as notificações, vender em múltiplas moedas etc. Consulte os preços dos pacotes Premium e as suas caraterísticas. 
  • Domínio – oferece acesso à gestão de domínios para poder registrar ou transferir seu domínio próprio, como também para ter uma visão geral sobre os domínios ativos e a sua validade. Com um domínio ativo, o endereço do seu site que contém "webnode" será substituído pelo nome do domínio. 
  • Contas de e-mail – irá levá-lo para a seção onde poderá criar ou acessar as suas contas de e-mail, após a compra do pacote Mini ou superior.

3. Visão Geral, Administração, Configurações da loja

Visão geral

  • Pedidos – contém todos os pedidos feitos na sua loja. Leia mais sobre a gestão dos pedidos na loja.
  • Estatísticas da loja – aqui poderá ver dados sobre a quantidade dos visitantes únicos, visualizações do site, quais as páginas mais acessadas e as fontes de referência. Aprenda mais sobre as estatísticas.
  • Clientes – esta seção fica disponível só com a loja ativa e apresenta uma lista dos clientes que fizeram uma compra no seu site, bem como informação se aderiram ou não à sua newsletter.
  • Descontos – seção onde é possível criar descontos para seus clientes, bem como administrá-los. Maiores detalhes encontrará no artigo Descontos, cupons promocionais e frete grátis
  • Dados do formulário – esse link irá levá-lo para uma página onde todos os dados recebidos através dos formulários postados na sua loja ficam armazenados. Queira encontrar informações mais detalhadas sobre como adicionar um formulário no artigo Adicionar um formulário de contato. Para saber como exportar dados dos formulários, leia o artigo Exportar dados de um formulário.

Administração

Configurações da loja

  • Configurações gerais - são importantes para um comportamento correto da sua loja e incluem definição da moeda principal, unidades de medida usados, e-mails de comunicação ou opções de edição das notificações. Siga para o artigo Configuração básica da loja.
  • Métodos de entrega - defina seus métodos de entrega.
  • Métodos de pagamento - defina formas de pagamento que os seus clientes podem utilizar.
  • Configuração de produtos em massa - aqui pode definir o tamanho e peso padrão para seus produtos caso tenha muitos com as mesmas dimensões.
  • Moedas - se você quer vender em várias moedas, é aqui que fará as configurações.
  • Taxas de IVA/imposto - aqui poderá configurar os impostos específicos.
  • Detalhes de contato - edite essa seção para atualizar informações de contato principais, como nome da sua empresa, endereço ou número de contribuinte.


DICA: Aprenda mais sobre como configurar a sua loja Webnode. Se quiser conhecer melhor as funcionalidades do editor, por favor, consulte o artigo Trabalhando com o editor.