Centro de Ajuda
Centro de AjudaServiços de e-mailConfigurar Webmail no Outlook 2016

Configurar Webmail no Outlook 2016

Estas instruções descrevem como configurar um cliente de e-mail Microsoft Outlook 2016 para que seja compatível com a conta de e-mail da Webnode. As configurações que utilizamos aqui são válidas para as demais versões de Outlook.

Antes de começar a configurar o cliente de e-mail, é preciso criar contas de e-mail no nosso sistema Webmail. 

IMPORTANTE: Para que a configuração do cliente de e-mail seja feita corretamente, é preciso que saiba qual dos nossos servidores de e-mail foi atribuído para a sua caixa de e-mail. Esta informação consta no primeiro e-mail que você recebeu logo após a criação da sua conta de e-mail. Portanto, acesse a sua conta de e-mail e verifique se se trata do servidor mail1.webnode.com, mail2.webnode.com ou mail3.webnode.com. Se não tiver certeza, pode entrar em contato com o nosso suporte.

O e-mail com as instruções tem o seguinte formato:

Tendo a informação, você pode configurar o cliente de e-mail no Outlook.

1. Abra o programa Microsoft Outlook 2016 e selecione a guia Arquivo no menu superior.

2. Clique no botão Adicionar Conta. 

3. Digite o endereço da nova conta de e-mail e, nas Opções avançadas, marque a opção Configurar minha conta manualmente. Clique em Conectar. 

4. Selecione o tipo da conta POP ou IMAP e clique em Avançar.

Para saber a diferença entre POP e IMAP, role para baixo até ao final do artigo.

5. Depois de inserir a senha da conta de e-mail, uma janela com informações sobre o certificado que está utilizando pode ser exibida. Neste caso, apenas confirme o certificado. A seguir, talvez seja necessário inserir senha e nome de usuário para o servidor padrão. No entanto, esses parâmetros não são válidos, portanto terá que escolher a opção Cancelar. Na janela seguinte, opte por Alterar configurações da conta.

Se as janelas acima não aparecerem, siga para o passo 6.

6. Insira o servidor de e-mail correto. Os números das portas dos servidores irão variar de acordo com o tipo de conta (POP ou IMAP).

7. a) Configurações de conta POP

  • Servidor de entrada de e-mails mail1.webnode.com, mail2.webnode.com ou mail3.webnode.com
  • Número da porta: 995
  • Servidor de saída de e-mails mail1.webnode.com, mail2.webnode.com ou mail3.webnode.com
  • Número da porta: 465
  • Marque a caixa Este servidor requer uma conexão criptografada (SSL/TLS) e escolha a opção SSL/TLS também no campo Método de criptografia

b) Configurações de conta IMAP

  • Servidor de entrada de e-mails mail1.webnode.com, mail2.webnode.com ou mail3.webnode.com
  • Número da porta: 993
  • Servidor de saída de e-mails mail1.webnode.com, mail2.webnode.com ou mail3.webnode.com
  • Número da porta: 465
  • Escolha a opção SSL/TLS nos dois campos Método de criptografia

Obs.: Na conta IMAP, ainda irá precisar configurar pastas corretamente. Para saber mais, leia o passo 9 deste artigo.

8. Clique no botão Avançar. Você será solicitado a inserir senha da sua conta de e-mail. Feito isso, receberá o aviso que a sua conta foi configurada corretamente. 

9. Se estiver usando a conta IMAP, é preciso configurar as pastas do Outlook. Vá para Página inicial do Outlook e, passando o mouse sobre a Caixa de entrada, clique no botão direito do mouse. Escolhe a opção Pastas IMAP. 

10. No passo seguinte, desmarque a opção Ao exibir hierarquia no Outlook, mostrar somente pastas assinadas. A opção será desativada. 

Feito isso, os e-mails e pastas irão começar a ser baixados. Se tiver um grande número de e-mails, o processo pode levar um tempo. Aguarde uns minutos ou tente reiniciar o Outlook.

Neste momento, a sua caixa de e-mails deveria ser configurada e conectada ao cliente de e-mail.

Você pode acessar a sua conta de e-mail também através do nosso portal.

DICA:

1. Qual é a diferença entre POP e IMAP?

POP e IMAP são protocolos de entrada de e-mail, forma como o cliente de e-mail trabalha com mensagens recebidas, armazenadas no servidor de e-mail.

Ao usar o POP (POP3), as mensagens são baixadas para o seu dispositivo. Isso significa que eles serão excluídos do servidor e você não as poderá ler em outro computador ou por meio de um outro cliente de e-mail. A vantagem do POP é que as mensagens estarão disponíveis no seu computador, sem precisar de conexão de Internet. O protocolo POP é bom para as pessoas que têm uma conexão de internet lenta ou fraca, ou para as que usam apenas um dispositivo para gerenciar os seus e-mails.

O IMAP, por sua vez, mostra mensagens em tempo real no servidor de e-mail. As alterações feitas em um dispositivo serão refletidas no outro dispositivo ou em outro cliente de e-mail. Por exemplo, se você excluir os e-mails recebidos em seu celular, essa alteração irá propagar-se em todos os outros dispositivos que você usa, da mesma forma como na interface de web mail. Você será capaz de visualizar tamém todos os e-mails enviados, usando qualquer dispositivo. Tenha em conta que o IMAP exige uma conexão de Internet estável.

Se você viaja com frequência, ou verifica a sua conta de e-mail em vários dispositivos e computadores, o IMAP é uma solução mais conveniente.

2. Não está conseguindo conectar a conta de e-mail ao cliente de e-mail?

A nossa equipe de atendimento ao cliente terá prazer em ajudá-lo com as configurações. Basta indicar-nos a conta de e-mail que precisa configurar e qual o cliente de e-mail. É mais vantajoso entrar em contato através do formulário de contato que se encontra na área administrativa da sua conta Webnode.

Para acelerar a solução, envie-nos printscreens das configurações que fez no seu cliente de e-mail (servidores de e-mail e portas associadas). Se receber uma mensagem de erro durante a configuração, anexe uma captura de tela também.